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sábado, 19 de setembro de 2009

Escola, agência de letramento

O processo de aquisição de códigos trabalhado nas escolas, assim como a não permanência de uma boa parte da população na mesma e, por conseguinte o analfabetismo são critérios importantíssimos que determinam a pobreza e o subdesenvolvimento em muitos países. Aí então percebemos como o letramento, quando valorizado, pode mudar a educação. As classes mais desenvolvidas não carecem de estudo, já as classes menos desenvolvidas não são pobres porque são analfabetos, mas analfabetos porque são pobres. Ou seja, para aquelas crianças mais desenvolvidas o método da escola constitui a continuação do desenvolvimento lingüístico, porém para as menos desenvolvidas causa uma ruptura no sentido da escrita.
Aspectos como os citados no parágrafo anterior influenciam também no desenvolvimento escolar e criativo da criança. Tornando o aluno só mais um na sala de aula e a educação cada vez mais abstrata.

Um comentário:

Márcia Caetano disse...

Olá Grasi,

Minha querida, estou sentindo falta dos marcadores nas suas postagens, eles identificam a interdisciplina que você está fazendo a reflexão do seu aprendizado.
Percebo nessa teu texto muitos informações sobre a linguagem, a desigualdade social, a reprodução social, quem tem e quem deveria ter acesso a escolarização. Gostaria de saber se você sempre pensou dessa forma ou se esta reflexão é fruto de alguma leitura. De que forma os autores que você esta lemdo se colocam diante dessas questões?
Você enriquecer essa postagem problematizando um pouco mais suas colocações, trazendo evidências dos seus posicionamentos.

Um beijo
Márcia Caetano
Tutora