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segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dificuldades de aprendizagem

Nesta última semana ao trabalhar com meus alunos no laboratório de informática percebi como as dificuldades de aprendizagem estão presentes, principalmente na área do português. Daí me questiono até que ponto as escolas estão prestando atenção nesse importante aspecto da vida escolar da criança.
Tenho alunos com idade entre 9 e 11 anos, crianças que estão no terceiro ano, quarto ano e que escrevem a maior parte das palavras erradas, não sabem quando devem usar uma letra maiúscula e na pontuação só existe ponto final, sem falar que muitos não tem autonomia de criar uma frase sozinho.
Ao me deparar com isso penso que qualidade de educação as escolas estão buscando. Será que é qualidade ou alcance de índices de aprovação?
E o professor fica muitas vezes submetido a cumprir metas deixando as particulariedades dos alunos de lado. Mas sendo assim, qual será o futuro dessas crianças? Qual será o nosso futuro?
Vygotsky (1989) afirma que o auxílio prestado à criança em suas atividades de aprendizagem é válido, pois, aquilo que a criança faz hoje com o auxílio de um adulto ou de outra criança maior, amanhã estará realizando sozinha. Desta forma, o autor enfatiza o valor da interação e das relações sociais no processo de aprendizagem.


Quem sabe a disponibilização das escolas para os professores terem oportunidade de estarem mais perto de seus alunos seria uma ajuda para essas dificuldades?


Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Grasiela!
Tua reflexão é pertinente com as situações que ocorrem em nossa educação, somente tome cuidado quando falas que alguns não sabem escrever ou ler, isso pode comprometer algumas pessoas.
Sim, a forma de troca na educação deveria ser mais coerente e de acordo com as vivêcias que cada indivíduo trás consigo e não nivelar como se todos fossem iguais.
Vá em frente vais conseguir sanar algumas situações que te desgostam!
Abraços, Rose