Pesquisar este blog

sábado, 9 de outubro de 2010

Quarto semestre - Eixo 4

Mais um semestre, mais aprendizagens. Neste período continuamos com atividades práticas através das interdisciplinas de representação pelo mundo das ciências naturais, matemática e estudos sociais.
Relembro e destaco aqui uma reflexão específica sobre a matemática, disciplina que para mim sempre foi a mais complicada mas que o professor Samuel conseguiu nos mostrar de outra maneira instigando-me a buscar mais materiais sobre o assunto e a contribuir com meus colegas de escola.
Tendo em consideração uma das disciplinas desse semestre, Representação do Mundo pela Matemática e levando em conta o que penso e sempre pensei sobre o ensino dessa disciplina nas séries iniciais, preocupa-me bastante os alunos saberem cada vez menos matemática, afinal de contas o que precisam é saber ler e escrever, como comentam alguns professores de nossas escolas, sendo assim esse conteúdo acaba sendo somente “passado” para os alunos e não ensinado.
Em conseqüência da referida disciplina estudada, o material que foi disponibilizado pelo professor Samuel chegou em momento oportuno, fazendo despertar em mim um maior interesse nas questões de campo aditivo e multiplicativo, as quais submeto-me a aprofundar meus conhecimentos para poder ajudar os alunos e também porque acredito que é um método que dá certo.
Propus-me então a estudar mais sobre o assunto através do livro indicado na Revista Nova Escola, “o Lúdico no Ensino de Matemática” e através de pesquisas na internet.

Com essas leituras e aprendizagens apliquei com os alunos uma gincana onde pude perceber ela como facilitadora do ensino e também pude conversar com minhas colegas em uma reunião de professores, explicando e mostrando um pouco do que tínhamos feito.

Um comentário:

Marga disse...

Será que é facilitar o ensino ou mediar aprendizagens? Maravilha poder relacionar Prática e Teoria,e relembrando, é possível dialogar com o crescimento, a evolução da profissional do Ensino e como tu estas sendo vista pelo teu Público. Isso é valorizar a ação do aprender, aprender fazendo, aprender socializando e redimencionando o ato de educar! Parabéns pela tomada de consciência e pelo crescimento profissional!