Pesquisar este blog

sábado, 9 de outubro de 2010

Quinto semestre - Eixo 5

Voltamos a teoria com as interdisciplinas de projeto pedagógico em ação, organização do ensino fundamental, organização e gestão na educação e psicologia da vida adulta.
Destaco aqui a interdisciplina de psicologia na vida adulta, pois foi bom saber que professoras também vão estudar um pouco sobre suas psicologias e poder compreender-se melhor, afinal de contas isso também poderá contribuir para as relações com as crianças, que são nosso maior objetivo.
Achei bem interessante e não sabia que assim como elas, também temos fases.E aí questiono o que é ser adulto?

Ser adulto não é tão fácil como pensamos quando somos crianças. Ainda pequenos não vemos a hora de sermos “grandes”, ou seja, adultos.
È, o tempo passa e espera torna-se realidade. Quando completamos 18 anos a sociedade nos torna adultos, impondo-nos responsabilidades e compromissos, mas penso que pode-se considerar adulto quando você realmente tem capacidade de assumir tais incumbências adultas.
O adulto, trabalha, toma decisões, faz escolhas próprias, ou seja, “cuida da sua vida” sem que tenha alguém do lado opinando. Passa por dificuldades, principalmente financeiras, preocupa-se em constituir uma família, enfim, preocupa-se com coisas que nem fazia idéia que existia enquanto era criança.
Enquanto adulto, aprende o quanto seus estudos foram ou deveriam ter sido precisos quando tinha somente isso para pensar, aprende que precisa correr riscos para assumir algumas responsabilidades, aprende a importância do conhecimento de pessoas mais velhas, enfim, aprende a viver sua vida. 

Um comentário:

Marga disse...

Ah, Grasi! tuas descobertas remetem ao refletir constante. Como adultos, somos cobrados a agir diferente e nem sempre sabemos qual é o momento adequado para lidar com essa diversidade de olhares que a vida nos proporciona. Que bom que a formação trouxe algumas respostas ou novas perguntas para continuarmos a caminhada em busca de novas aprendizagens, não é?